PULGAS, CARRAPATOS E O AMBIENTE.

Como já mencionado diversas vezes em nossos posts, para o combate de pulgas e carrapatos, cuidar do ambiente é tão importante quanto tratar os animais.

Apenas 5% das pulgas “vivem” nos animais. Os outros 95% estão no ambiente sob as formas de ovos, larvas e pupas.

Isso porque as pulgas adultas presentes nos animais depositam em torno de 50 ovos por dia. Esses ovos caem no ambiente, principalmente quando os animais se coçam. Ao eclodirem, os ovos transformam-se em larvas, e posteriormente em pupas, que ficam protegidas por um casulo. Essa pupa é capaz de sobreviver no ambiente por mais de seis meses em condições ideais de temperatura e umidade, até se transformarem em pulgas adultas (como mostra a figura abaixo).

CICLO-DE-VIDA-PULGAS

O mesmo vale para os carrapatos, pois suas larvas e ninfas podem sobreviver por longos períodos no ambiente. Em uma infestação por carrapatos, deve-se lembrar que os mesmos colocam seus ovos diretamente no ambiente, e normalmente em locais mais altos da casa. Nesse caso, devemos dar uma atenção redobrada às paredes, muros e vasos de plantas, por exemplo.

ciclo-carrapato

Se não interrompemos o ciclo desses ectoparasitas, a infestação no animal e no ambiente torna-se extremamente incômoda e maléfica à saúde do animal, já que através das picadas (de pulgas e carrapatos) podem ser transmitidas sérias doenças aos pets e até mesmo à sua família (zoonoses).

Portanto, devemos desinfetar o ambiente com produtos antiparasitários de controle ambiental, que podem ser encontrados em pet shops. Essa desinfecção deve ser realizada semanalmente em todas as épocas do ano (atenção especial ao verão).

Quer dicas para cuidar do ambiente? Aí vão:

Controle rigoroso do ambiente. Sempre retirar seus cães e gatos do local para dedetizá-lo e aspirá-lo, mesmo utilizando produtos naturais.

  • Dedetização do ambiente: Existem algumas empresas especializadas nisso, basta se informar sobre elas e o custo;
  • Uso de inseticidas:Normalmente a base de Deltametrina, são aplicados com borrifadores ou panos úmidos (após realizar a diluição em água) em todo ambiente -principalmente pisos, camas, casinhas e muros. Combate e elimina insetos nos estágios larval e adulto, tais como mosquitos, moscas, pulgas, carrapatos e piolhos, possuindo ação residual;
  • Uso de Sprays ou aerossóis para ambiente: De fácil aplicação e utilizado em lugares específicos, deve ser aplicado nos locais onde se concentram a maioria dos insetos (canis, gatis, assoalhos, carpetes, muros, etc.). Sprays específicos para o ambiente nunca devem ser utilizados em animais.
  • Óleo de Neem: devido à baixa toxicidade, largo espectro e por muitos trabalhos científicos relatarem a boa atuação do óleo de Neem como repelente e no controle ambiental de moscas, mosquitos, carrapatos, ácaros (causadores de sarna), pulgas e piolhos, a presença desses óleos em produtos antiparasitários é cada vez mais constante. Muitos desinfetantes, inseticidas e sprays possuem em sua formulação o óleo de Neem.
  • Banho de sol: em casinhas, camas, roupas e roupas de cama dos peludos, de preferência todos os dias.

Mantenha o quintal e as instalações de cães e gatos sempre limpos!

P.S. Sempre consultar previamente um médico veterinário.

O Mundo Animal possui uma linha completa de antiparasitários, confira no site:  http://www.mundoanimal.vet.br/index.php/caes/antiparasitarios

Produtos específicos para o ambiente que auxiliam no combate de pulgas e carrapatos:

Pulgoff-Delta

   PULGOFF DELTA

PULGOFF AMBIENTE- AEROSOL

DESINFETANTE (COM ÓLEO DE NEEM)

Por: Lara Torrezan e Simone Amitay- Médicas Veterinárias.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s