SPIRULINA- muito mais que um aditivo nutricional

 Fortalecimento do sistema imune, desintoxicação e capacidade antioxidante são alguns dos benefícios

 Spirulina

Cada vez mais estão surgindo propostas voltadas a promoção da saúde e qualidade de vida dos pets. Os avanços na medicina veterinária têm permitido vida longa aos cães e gatos, graças a produtos e tratamentos similares aos dos humanos.

Contudo, a obesidade e o sedentarismo, ainda preocupa, devido ao número de casos. De acordo com a Associação Americana de Medicina Veterinária (AVMA, Schaumburg/Illinois, Estados Unidos), em pesquisa divulgada em 2013, 40% dos cães nos Estados Unidos (EUA) estão acima do peso recomendado. No Brasil, está estimativa chega a 30% nos cães e 25% nos gatos que se enquadram em algum grau de obesidade.

A preocupação no excesso de peso, vai além da aparência do pet  e, sim, na série de problemas cardiovasculares, respiratórios e articulares. Espécies de Spirulina têm sido utilizadas mundialmente na alimentação humana e animal, por suas características farmacêuticas e nutricionais.

Esta alga é uma fonte rica em proteínas, vitaminas, aminoácidos essenciais, minerais, ácidos graxos poli-insaturados e outros nutrientes, sendo seu principal uso como suplemento alimentar. As propriedades nutricionais de Spirulina spp. têm sido relacionadas com possíveis atividades terapêuticas, caracterizando o microrganismo no âmbito dos alimentos funcionais.

Estudos realizados na década de 80 já apontavam a eficácia do uso da alga Spirulina spp. na redução do peso corporal dos humanos. Quando suplementada em dietas, a alga tem o poder de “quebrar” as reservas de gordura. Com alto grau de proteína combinado com as fibras aumentam a saciedade, além de eliminar substâncias que não são necessários ao organismo. Anos se passaram e estudos específicos com animais de estimação comprovaram que a alga atua de maneira bastante semelhante no organismo dos pets. Nos animais ela atua também da redução dos lipídios e glicose no sangue, sendo indicado para o controle de diabetes e colesterol. E por fortalecer o sistema imunológico, é ideal para fêmeas prenhes e animais que acabaram de passar por cirurgias.

Nutrientes

Entre os diversos constituintes da Spirulinas, podemos destacar altos teores de proteínas (cerca de 60%), vitaminas e aminoácidos essenciais, fibras, antioxidantes, além de possuir em seu constituinte também a clorofila (MORAES, 2013).

Ações

Dentre as ações realizadas por estas espécies, podemos destacar as seguintes: Fortalecimento do sistema imunológico, destoxificação, controle da obesidade, fator antioxidante, controle de anemias, alergias e problemas relacionados à deficiência nutricional que ocasiona lesões e perdas em pelame, redução de halitose, controle da diabetes, além de possuir potente efeito probiótico. (AMBROSINI et al., 2008).

Propriedades nutricionais:

  • O conteúdo protéico da Spirulina spp. atinge 60 – 70% do peso seco. Estas proteínas apresentam excelente qualidade com um índice balanceado de aminoácidos essenciais;
  • Os compostos Fenólicos existentes na Spirulina spp. são ácidos caféico, clorogênico, salicílico, sináptico e trans-cinámico, os quais agem individualmente ou sinergicamente como compostos antioxidantes em sistemas in vivo e in vitro;
  • O ácido gama-linoléico se destaca entre os ácidos graxos que compõe a Spirulina, pois representa de 20 a 25% dos lipídeos presentes na mesma;
  • As vitaminas que podem estar presentes na Spirulina são a biotina, o ácido fólico, o inositol, as vitaminas B12, B6, B3, B2, B1 e E, além de ácido pantotênico. A quantidade de vitamina E presente é de aproximadamente 190mg/kg de Spirulina.

O Laboratório Mundo Animal é pioneiro no lançamento de um suplemento a base dessa alga para pets, que inclui além dos cães e gatos, aves ornamentais, répteis, roedores e mustelídeos.

Quer saber mais sobre ele? acesse: http://www.mundoanimal.vet.br/index.php/produtos1/35-nutrisana-spirulina

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s