BANHO NO SEU PET SEM ÁGUA?????

Image

 

O banho seco é indicado para cães e para gatos?

Sim. Ele pode ser indicado para cães e gatos que não podem, por algum motivo, tomar o tradicional banho com água e sabão ou para facilitar a higienização dos pets na época de frio. O banho seco promove a higienização do pelo, elimina odores desagradáveis e proporciona brilho e maciez à pelagem. Alguns até previnem e controlam a infestação de pulgas e carrapatos, como Pulgoff Banho à Seco.

No inverno, dar um banho tradicional no animal pode deixá-lo doente ou dificultar a secagem da pele dele, causando doenças?

Sim. Quando a temperatura começa a diminuir os animais também sentem frio, necessitando de alguns cuidados diferenciados no inverno.

É aconselhável evitar banhos em dias muito frios e diminuir a frequência de banhos nessa estação. O principal problema são os choques de temperatura, como dar banho em água morna, secar com secador e sair em seguida com ele na rua. Isso pode contribuir com o aparecimento de doenças respiratórias, já que no inverno os animais ficam mais suscetíveis à elas.

Outro grande problema é a umidade. A secagem incorreta pode levar ao aparecimento de fungos que causam doenças de pele.

O banho seco é indicado no verão também?

Sim, o banho a seco é indicado não só inverno, mas também para os pets que não podem tomar banho.  Por exemplo, quando o pet está em momento de pós-operatório ou debilitado.  Interessante também é usar o produto quando não há tempo o suficiente para banhar o pet uma vez por semana, ou ainda na limpeza das patinhas após o passeio. É muito indicando principalmente para os filhotes, que devem evitar banhos até estarem devidamente imunizados com as 3 doses da vacina V11 (4 meses de idade).

Alguns lugares oferecem receitas de banho seco. Nos ingredientes, incluem maizena e vinagre. Quais cuidados os donos devem ter na hora de arriscar esse tipo de receita?

Há quem tente recorrer às soluções caseiras feitas com vinagre, álcool, etc., o que não é indicado, pois podem acarretar problemas como ardência além de sérias irritações de pele. Opte sempre pelo produto industrializado, pois é feito especialmente para seu pet, possui Ph adequado, formulação suave e compatível com as características da pele dos cães e gatos.

 Além dos shampoos secos indicados propriamente, quais cuidados devem ser tido para secar o animal e deixá-lo limpo e não só cheiroso?

Para uma limpeza mais eficiente, borrifar o produto a uma distância de aproximadamente 15 cm dos pelos (quando em spray), e com o auxílio de um pano limpo ou escova esfregar em toda a pelagem. Para produtos em apresentação de gel ou loção, estes também podem ser administrados com o auxílio de um pano. Em ambas as apresentações, retirar o excesso do produto com um pano seco e se necessário usar o secador atentando-se sempre a temperatura deste, que deve ser morna a fim de evitar desagradáveis queimaduras. Escovar sempre no sentido do pelo. Não se esquecer de proteger boca, olhos, focinho, e ouvidos.

Como funciona o banho seco para filhotes?

Para evitar que seu filhote fique estressado, assustado, e consequentemente com a imunidade baixa, é aconselhável que o primeiro banho seja dado depois da 1ª semana em casa, assim ele já estará mais adaptado ao novo ambiente. O banho seco deve ser aplicado no pelo com o auxilio de uma escova ou pano limpo e secador na temperatura morna, assim você simultaneamente vai escovando e secando seu pet. Vale lembrar que é importantíssimo que esse procedimento seja feito em casa, não se deve levar ao petshop antes de o filhote estar devidamente imunizado.

Para quem comprar um produto e quiser fazer em casa, quais os procedimentos?

Aplicar pequena quantidade de loção, gel ou spray sobre o pelo do animal, com o auxílio de uma escova ou pano para completar a limpeza. Lembre-se que se caso o animal permaneça úmido, é importante a utilização de um secador ou toalhas secas para que o animal fique completamente limpo, cheiroso e sequinho!

 

ImageImageImage

http://www.mundoanimal.vet.br/index.php/produtos1/61-pulgoff-banho-a-seco

http://www.mundoanimal.vet.br/index.php/produtos1/122-astor-banho-seco

http://www.mundoanimal.vet.br/index.php/produtos1/126-cat-co-banho-a-seco

Por: Dra Lara Torrezan- Médica Veterinária

Image

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário