CHOCOLATE PRO MEU PET?????? NEM PENSAR!

Imagem

Já estamos em clima de Páscoa e o consumo de chocolate aumenta muito nessa época. Você e sua família ganham muito ovos, barras e bombons… É chocolate de todo tipo!!!! Aí, quando você vai comer o primeiro pedaço seu pet está lá, te olhando com uma carinha de dó querendo só um pedacinho (na verdade ele quer comer tudo), e você, claro, cai no jogo dele e divide seu chocolate com ele… CUIDADO!! SEU PET ESTAR CORRENDO SÉRIOS RISCOS!!!!!!!

Entre os alimentos tóxicos para os animais de estimação, está o chocolate que pode levar cães e gatos ao coma e até mesmo à morte.

Como todos sabem, o chocolate possui o cacau entre seus ingredientes, uns mais, como no caso dos amargos que são mais escuros e outros menos, o chocolate branco, por exemplo. O grande problema é que o cacau possui em sua composição uma substância chamada TEOBROMINA, um alcaloide do mesmo grupo da cafeína (também presente no chocolate). Essa substância é rapidamente absorvida pelos pets após ingestão, sendo poderosa estimulante do sistema nervoso central e do coração e dependendo da dose ingerida, pode levar a graves arritmias cardíacas em cães. Quanto mais teobromina e maior é a possibilidade de ocorrer a intoxicação.

A dose tóxica de teobromina é de 100 a 175 mg/kg no cão e 80 a 150 mg/kg no gato (SPINOSA, GORNIAK E BERNARDI, 1999). Ou seja, um chocolate preto amargo  contêm entre 15-20 mg/grama, se apenas 25 g dele for ingerido por um Pinscher que pesa aproximadamente 5 Kg, já pode causar uma intoxicação.

Quais os sinais de intoxicação?

 Os sinais clínicos em caso de intoxicação geralmente surgem de 6 a 12 horas após a ingestão, estes são:

– vômito;

– diarreia;

– aumento do volume urinário,

– ligeiro aumento da pressão arterial;

– nervosismo;

– inquietude;

– tremores;

– convulsões;

– queda da temperatura corpórea

– óbito.

O que fazer se seu pet ingeriu chocolate???

Se  tiver alguma suspeita que seu cão ingeriu uma quantidade excessiva do chocolate, leve-o o mais rápido possível ao médico veterinário. Como já mencionado, os sinais de intoxicação podem demorar um pouco para se manifestarem e teobromina ao ser absorvida, às vezes permanece ativa no corpo por sobre 24 horas antes de ser eliminada.

Geralmente os cães são os mais intoxicados, entretanto os gatos também podem ingerir chocolate e sofrerem as consequências.

Portanto, tomem muito cuidado ao deixar chocolate em locais de fácil acesso ao seu pet.  Hoje já existem no mercado “chocolates” desenvolvidos especialmente para seu cão ou gato, que podem ser oferecidos (moderadamente) sem causar sérias consequências.

Deixe o chocolate (feito pra humanos) longe do seu pet e tenha uma ótima páscoa, sem surpresas desagradáveis!!!!

Por: Dra Lara Torrezan- Médica Veterinária e Zootecnista

Imagem

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s