Cães e gatos: alimentação adequada

Image

Como alimentar os pets?

Os pets devem ser alimentados sempre de acordo com suas necessidades individuais, levando em consideração sua espécie, idade, tamanho, atividade física exercida e até mesmo seu estado de saúde. De forma geral, a alimentação permitida pode ser tanto ração como comida caseira, de acordo com a indicação do médico veterinário.

Uma boa opção é a ração comercial, devido sua praticidade e nutrientes presentes que geralmente são balanceados.

 

Pode-se dar comida caseira a eles?

Sim. A comida caseira pode ser uma opção de alimentação para os pets, porém, esta é mais trabalhosa que a ração comercial, pois uma dieta ideal deve ser adequadamente balanceada de acordo com exigências nutricionais de cada animal e conter apenas alimentos que não comprometam a saúde dos pets. Além disso, se não armazenada corretamente estragam com grande facilidade.

 A comida caseira ainda pode prejudicar a saúde bucal dos animais, contribuindo com aparecimento de tártaro por ser um alimento com menos atrito do que as rações secas comerciais.

 

Cães e gatos podem comer doces?

Cães e gatos são animais de origem carnívora, sendo assim não precisam de doces em sua dieta. Na grande maioria das vezes, os doces podem induzir a uma diabetes, além de serem uma das causas responsáveis pela obesidade, gastroenterites (por não conseguir degradar algumas substâncias em grandes quantidades como os açucares), alergias alimentares e perda de pelos.

O chocolate possui uma substância chamada teobromina, extremamente tóxica para cães e gatos se ingerida em certas quantidades, podendo até levá-los a óbito.

 

Como agradar meu pet sem comprometer sua saúde?

Existem atualmente no mercado, vários petiscos produzidos especialmente para os pets, entretanto, a maioria desses possui alto valor calórico e se consumidos em excesso podem levar à obesidade. Portanto, os petiscos devem ser oferecidos aos pets apenas como “um agrado”, eventualmente.

 

Quais alimentos os pets devem evitar?

Muito cuidado com alimentos para humanos, esses podem ser muito prejudiciais aos animais. Entre eles alguns que trazem negativos resultados à saúde dos pets são: chocolates, massas em geral, pão, cebola, alho, embutidos, doces em geral, bebidas alcoólicas, abacate, uvas, comidas que contenham grandes quantidades de sal, dentre outros.

 Por Dra Lara Torrenzan- Médica Veterinária e Zootecnista.

Image

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s