Tricobezoares – As famosas “Bolas de Pelo”

Image

                Quase todos que convivem com gatos, em algum momento já deve ter percebido, principalmente os que convivem com gatos de pelos longos, o ato do animal expulsar tricobezoares, ou as famosas “bolas de pelo”.

                Isto ocorre como resultado dos hábitos naturais dos felinos de cuidados com a pele, como por exemplo, o ato de se lamberem, embora raramente possa acontecer por distúrbios do comportamento, neurológico ou gastrointestinais. Quando fisiológico, na grande maioria das vezes, o gato consegue eliminar esse conteúdo naturalmente pelas fezes, mas muitas vezes, indesejáveis sinais de engasgos e regurgitação com ou sem sucesso viram hábito quando o animal é acometido por esses tricobezoares.

                Quando o seu bichano não apresenta os sintomas listados, é possível desconfiar das “bolas de pelo” quando este apresenta falta de apetite, depressão, dor abdominal, constipação, fezes endurecidas e secas muitas vezes com pedaços de pelagem seca e sem brilho e/ou com falhas.

                É importante que cuidados sejam tomados, tanto para prevenir, como para tratar esses animais com tricobezoares, pois além do mal estar, podem causar grandes obstruções levando até à óbito do animal. Este problema pode ser evitado ou resolvido muito facilmente, através de suplementos alimentares a base de Malt, que permitem a eliminação direta desses pelos através das fezes (quando ainda não há uma obstrução severa), além de proporcionar um melhor funcionamento gástrico e intestinal.

                Enfim, prevenir sempre é a melhor opção, pois, além de deixar o seu animal saudável e com o sistema gastrointestinal em ótimo funcionamento, com a utilização de suplementos a base de Malt (Como o Cat&co Malt Paste) você também proporciona um entretenimento a ele, uma vez que o seu sabor e textura são irresistíveis a esses bichanos.

Image

Por: Doutora Bruna Balsimelli- Médica Veterinária.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s