Agosto: o mês do cachorro “louco”

Cat_and_dog_friends

Agosto é o mês escolhido pelas prefeituras para as campanhas de vacinação contra a raiva, doença que acomete tanto humanos quanto cães, gatos, morcegos e até bovinos. Principalmente nas grandes cidades, a doença é transmitida por cães, gatos e ratos. Para haver o contágio, basta que haja o contato com a saliva do animal contaminado, não sendo necessária a mordida.

Como principais sintomas, um animal ou humano com raiva apresenta febre, dificuldade de deglutir, espasmos musculares, taquicardia e até mesmo parada respiratória. Para imunizar os animais de estimação, a prefeitura de São Paulo realiza a partir do 19 uma campanha de vacinação. Vale lembrar, no entanto, que durante todo o ano os centros de zoonoses vacinam gratuitamente os animais.

A vacina deve ser aplicada anualmente em animais acima de três meses de idade, até mesmo nas fêmeas que estiverem amamentando, prenhas ou no cio. Animais com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite ou que estão convalescendo de cirurgias ou outras enfermidades não devem ser imunizados.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s