Como prevenir a alergia alimentar em cães e gatos

Staffordshire terrier and cat

Depois dos excessos de fim de ano, uma das metas mais populares de Ano Novo é mudar a alimentação e apostar em um cardápio mais saudável. A iniciativa também vale para os animais de estimação, que podem se tornar obesos devido ao excesso de petiscos e outras guloseimas. Outro problema comum relacionado à alimentação dos peludos e que tem preocupado os donos são as chamadas alergias alimentares. Elas atingem até 70% dos gatos em algum momento da vida e 15% dos cães.

O problema pode se desenvolver em animais de diversas idades, e curiosamente, com alimentos que eles comem habitualmente. Destaque para as proteínas como frango, peixe, carne, ovos e leite. Ao contrário do que se possa imaginar, os sintomas da alergia alimentar vai além dos já conhecdos vômitos. Os animais também podem desenvolver infecções no ouvido, diarréia, escamação da pele, entre outros.

Como os sintomas podem ser confundidos com outras doenças, é importante que o dono leve o pet ao veterinário e fique atento caso o animal tenha ingerido algum alimento diferente. Se necessário, o veterinário vai receitar medicamentos que aliviem problemas como coceiras e infecções. Não há medicação que combata a alergia alimentar de forma específica, sendo o tratamento mais indicado é introduzir uma nova dieta ao bichinho, com alimentos que ele não costuma consumir.

Há também rações super premium específicas para o combate e controle de alergias alimentares, que contêm proteínas com melhor digestibilidade. Esses produtos são uma boa opção para os animais mais sensíveis e que possam apresentar intolerância a determinado alimento.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cat&Co, Linha Antiparasitária, Nutrição e Saúde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s