Alimentos que jamais devem ser oferecidos para cães e gatos

Com a aproximação das festas de fim de ano, é comum que cães e gatos acabem ganhando porções de alimentos que não costumam comer, o que dentre outros problemas a longo prazo, como obesidade e diabetes, podem levá-los à intoxicação e até mesmo à morte. Este é o caso da macadâmia, abacate e chocolate, que são extremamente prejudiciais a cães e gatos.

Confira a seguir a lista dos principais alimentos que devem passar longe do focinho do seu amigo de quatro patas:

Ossos de aves: quando cozidos ou assados, os ossos de frango ou peru, por exemplo, tornam-se mais frágeis, podendo ser engolidos sem a mastigação necessária, o que pode causar a perfuração do intestino dos animais.

Bebida alcoolica: apesar dos malefícios do álcool serem bastante claros até mesmo para humanos, muitos donos “brincam”, dando ao animal alguns goles de cerveja ou espumante. A prática não deve ser incentivada, já que cães e gatos, por terem uma estrutura física menor e delicada, podem sofrer overdose da bebida, levando-os a óbito.

Castanhas e uva passa: Bastante tradicionais nesta época do ano, as frutas cristalizadas como a uva passa, além da castanha, sobretudo a Macadâmia, podem causar intoxicações e falência dos rins nos animais. Quando ingeridas é comum que os pets apresentem vômito e prostração.

Leite e derivados: Oferecidos com mais frequência aos gatos, o leite e seus derivados também causam problemas aos animais, principalmente diarreia e alergias. Isso porque os humanos são os únicos mamíferos no planeta que tomam leite mesmo após de adultos. Ou seja, o leite de vaca é muito forte para o organismo sensível dos pets.

Guloseimas: Balas, pirulitos e chocolates devem passar longe da dieta dos animais. Isso porque uma substância presente nesse alimentos, o xylitol, aspartame utilizado também em pastas de dentes e produtos dietéticos, pode levar à falência no fígado de cães e gatos.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias, Nutrição e Saúde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s