Estudo sugere que os chamados cães “hipoalergênicos” oferecem o mesmo risco que os animais sem o “rótulo”

Nos últimos anos muito tem se falado a respeito dos chamados cães hipoalergênicos, raças cruzadas com o objetivo de não causar alergias em seu donos. Os mais populares são os Labradoodles (Labrador + Poodle). Diante da possibilidade de animais que não causam reações, muitos pais de crianças alérgicas comemoraram a novidade. Segundo um estudo recente, no entanto, esses cães têm, na verdade, mais componentes causadores de alergias do que os cães comuns.

Em entrevista à agência Reuters os cientistas envolvidos no estudo disseram que o termo “hipoalergênico” utilizado para denominar alguns cães não tem evidências. A pesquisa foi publicada no Journal of Allergy and Clinical Immunology.

Segundo revelou o estudo, uma em cada cinco pessoas na América do Norte é alérgica ao pelo dos cães. Apesar de muitas raças serem indicadas para pessoas com o problema, como o Cão D’agua Português, labrador e Poodle, a pesquisa sugere que essas raças são tão alérgicas quanto qualquer outra.

Para provar seu ponto de vista, os cientistas da Utrecht University, na Suiça, recrutaram 200 cães de raças ditas hipoalergênicas. O grupo foi comparado  a outros 160 cães de raça padrão. Baseados em amostras do pelo de cada animal os pesquisadores descobriram um nível elevado de uma proteína que causa alergias. Curiosamente, os Poodles e Labradoodles foram os animais onde mais a proteína foi encontrada.

Em sua defesa, os criadores de cães hipoalergênicos dizem que apesar dos cães conterem a proteína alergênica, eles têm uma mutação genética que impede que causem reação alérgica nas pessoas.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Curiosidades, Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s