Como identificar e prevenir dores de ouvido nos bichinhos

O outono/ inverno é um período marcado pelas temidas doenças respiratórias, e os animais de estimação não estão fora dessa.  Muitos sofrem ainda da incômoda otite, mais conhecida como dor de ouvido. Em sua coluna mensal para o Portal PeMag a veterinária Vanessa Lopes, responsável técnica do Laboratório Mundo Animal, explica que a doença é caraterizada pela inflamação da região do conduto auditivo e provoca grande desconforto ao cão e gato, com dor local e também coceira

Como principais sintomas da doença, o animal pode ficar balançando a cabeça – ato classificado como meneios cefálicos, esfregando as orelhas no chão, a cabeça pode pender para um dos lados, ocorre um aumento de secreção (cerúmen) com alteração de coloração e odor da mesma.

O seu desenvolvimento pode ocorrer por diversas causas e somente um médico veterinário está apto a fechar um diagnóstico. Uma das causas é a umidade, quando, por exemplo, após o banho as orelhas continuam úmidas, ou em casos de cães que gostam de nadar, por isso é sempre importante prestar bastante atenção a esse processo.

Além de umidade, a otite pode ser de causa parasitária, em que ácaros causam o processo inflamatório e denota uma secreção escura com odor fétido. Fungos são, infelizmente, uma das maiores causas de otite em cães.

Segundo a especialista, uma das formas de prevenir o problema é apostar na higiene dos ouvidos. “Por se tratarem de uma estrutura muito delicada, podem facilmente desenvolver algum tipo de doença, prejudicando assim a saúde e o bem estar do pet”. Existem também no mercado medicamentos para tratar o problema, mas a dra Vanessa alerta que eles só devem ser receitados por um médico veterinário.

Para conferir a coluna na íntegra clique aqui 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Linha Terapêutica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s