Mundo Animal Responde #1

Olá, pet lovers, tudo bem?

É com grande prazer que anunciamos a inauguração de um novo espaço aqui no blog. Diante de diversas dúvidas que recebemos semanalmente via e-mail, Facebook e Twitter sobre saúde, nutrição e comportamento animal, decidimos respondê-las em uma coluna especial.

Para enviar sua pergunta é fácil! No Twitter, coloque a hashtag #MundoAnimalResponde e faça sua pergunta. No Facebook, vá até a nossa página e deixe sua dúvida com o máximo de informações que puder sobre o animal, como idade, raça e peso. Quinzenalmente, vamos separar algumas perguntas para a dra. Vanessa da Silva Lopes, nossa veterinária, responder. Legal, né?

Confira a seguir nossa primeira coluna! Com a palavra, Dra. Vanessa! Participe!

Ouvi dizer que os cães e gatos comem grama quando estão com dor de barriga, isso é verdade? – Luciana Melo, São Paulo

É verdade, sim, Luciana. Quando cães e gatos têm alguma situação de incômodo eles ingerem gramíneas para aumentar os movimentos peristálticos (movimentos do sistema digestório) e uma boa dica é plantar erva cidreira no jardim. Assim o animal não corre o risco de comer alguma planta tóxica.

Tenho uma gata de 2 anos que não quer mais comer a ração de costume. Por que será que isso aconteceu? Devo mudar sua dieta ou continuar insistindo? Lizzie Nogueira, São Bernardo do Campo

Gatos são mais seletivos mesmo, e às vezes, seu apetite peculiar pode ser bastante exigente. Se o veterinário diagnosticou mesmo que ele não aceita mais a ração, e que não é um problema de saúde do animal, basta trocar a ração e ver qual ele aceita com facilidade. O mercado pet tem uma grande varidade de rações de boa qualidade para felinos, e de praxe, passe a adicionar um suplemento alimentar para gatos para complementar sua nutrição.

Posso castrar minha cadela mesmo depois de adulta? Ela tem 4 anos. Quais são os riscos se eu optar por não castrá-la? Aline de Oliveira, Rio de Janeiro

Sim e deve, Aline! Se você não castrá-la ela pode desenvolver tumores de mama, gravidez psicológica entre outras doenças que podem ser bastante maléficas para a fêmea.

Adotei um cachorro vira-lata já adulto (5 anos). Ele é muito carente e não deixa quase ninguém chegar perto. O problema é que ele não gosta de tomar banho! Ele foge de mim quando percebe que isso vai ocorrer. Como tirar o medo dele e tornar esse momento mais agradável? – Noemi Santos Cunha, SP

É comum que animais abandonados tenham algum trauma, provavelmente sofrido na rua, então é importante que você tenha paciência com ele. Procure iniciar o banho com produtos como o Banho a Seco, sempre fazendo bastante carinho. Leve também vários brinquedos para a hora do banho e petiscos, para que ele associe a atividade a algo prazeroso. O importante é fazer com que o animal tenha segurança suficiente para que você e outras pessoas administrem o banho tradicional.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Mundo Animal Responde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s