Obesidade animal: cuidados e dicas para uma vida mais saudável

No último dia 31 de março foi comemorado o Dia da Saúde e Nutrição, uma excelente oportunidade para refletirmos quanto a nossa alimentação e hábitos nem sempre dos mais saudáveis. Aproveitando a data, nós do Laboratório Mundo Animal, dedicamos o post de hoje para falar sobre a obesidade em cães e gatos, problema que já atinge cerca de 20% da população de animais domésticos.

O problema leva à doenças mais graves, como o diabetes e hipertensão, já que o coração do bichinho fica sobrecarregado de tanto fazer circular sangue para o corpo mais gorducho dos animais. Não são raros também o acúmulo de gordura abdominal e ainda problemas respiratório e articulares, devido ao sobrepeso nos ossos.

Para evitar doenças e até mesmo que a longevidade do bichinho seja comprometida, elaboramos uma série de dicas. Acompanhe!

Caminhe

O ideal é que cães caminhem duas vezes ao dia, por no mínimo, 15 minutos. Durante o passeio, é importante que ele ocorra sempre pela manhã e ao final da tarde, períodos em que o sol não estará muito forte. Também é importante levar um recipiente para água caso a caminhada seja mais longa e não esquecer de ter sempre a mão saquinhos para recolher as fezes do animal.

Seja um dono consciente

Cães e gatos não abrem a geladeira em busca de petiscos, portanto, nada de exagerar nas guloseimas. Pedaços de pizza e outros alimentos como salames, biscoitos e doces não devem ser oferecidos para os animais. Sua dieta deve ser a base de ração, água, e esporadicamente biscoitos caninos.

Faça check-ups anuais 

Isso porque existem raças que são naturalmente mais gordinhas, enquanto outras, como o Beagle e Buldogue, têm mais facilidade para ganhar peso. Na consulta veterinária o médico fará um exame de sangue que vai detecar com facilidade problemas como o diabetes, que nem sempre é notado pelo dono.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s