Conheça as causas da Síndrome de Ansiedade de Separação nos cães

O dia-a-dia cada vez mais corrido nem sempre permite que os donos de animais de estimação passem tempo suficiente com os seus pets. O que poucos sabem é que cães, gatos e até aves mais sensíveis, se passarem muito tempo longe de seus amados donos, podem desenvolver graves problemas de comportamento. Para falar sobre a Síndrome de Ansiedade  de Separação, doença que leva os bichos ao estresse e depressão, a revista PetMag consultou a veterinária Amanda Cologneze Brito, assistente técnica do Laboratório Mundo Animal para sua reportagem de capa.

Segundo a profissional, os principais sintomas da doença são: lambedura excessiva das patas, gerando, inclusive, feridas, latidos, apatia, destruição dos móveis da casa, entre outros. Além dos danos financeiros e para a própria saúde do cãozinho, a doença é uma das principais causas do abandono de animais, já que, infelizmente, muitos donos preferem eliminar o problema deixando os pets na rua.

A veterinária explica que o trauma é gerado pelo medo do animal de ser abandonado. Felizmente, o problema tem solução. A dra. Amanda explica que acostumar desde filhote o animal a ficar sozinho é um bom começo, mas mesmo cães adultos podem ser treinados. Vale lembrar que o dono precisa se esforçar, dedicando um maior tempo de passeios com o cão. Caso não seja possível, a contratação de serviços de dog walker e até mesmo creches caninas onde o animal passa o dia na companhia de outros cães também é recomendável.

Para ler a reportagem completa clique aqui.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Mundo Animal na Mídia

Uma resposta para “Conheça as causas da Síndrome de Ansiedade de Separação nos cães

  1. teresa serra ribeiro

    esta iniciativa de dar a conhecer este problema foi fanastico assim ficamos a saber o quanto os animais sofrem quando estao separados sos seus donos eu ja sabia porqu sinto nos meus quando estou ausente e quando chego vejo suas reaçoes e devemos tentar nao nos separarmos deles tanto quanto seja possivel
    obga pela informaçao

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s