Biólogos descobrem que ave mandarim usa o olfato

Olá, pet lovers! Tudo bem com vocês?

Hoje vamos deixar nossos amados cães e gatos um pouquinho de lado para falar de um grupo de animais que também gostamos muito: as aves! Vocês sabiam que os pássaros canoros não usam seu olfato? Pelo menos era o que os cientistas pensavam… Acontece que em 1968 uma pesquisa concluiu que os pássaros canoros não usam o olfato, pois eles têm bulbosos olfativos menores que os de outros tipos de aves. Só que agora, em 2012, biólogos alemães da Universidade de Bielefeld atestaram o contrário: pássaros canoros usam, sim, o olfato.

De acordo com o jornal The New York Times, para chegar a essa conclusão, os cientistas afastaram filhote de mandarins dos seus pais assim que eles foram chocados. Depois de 23 dias idades, os passarinhos foram apresentados aos ninhos em que nasceram e aos ninhos que os acolheram. Pois os filhotinhos escolheram entrar na caixa que tinha o odor mais apelativo. Segundo Krause, os bichinhos optaram pelo ninho dos seus pais genéticos!

Os pesquisadores explicaram que essas aves podem estar recorrendo ao cheiro para detectar parentes e evitar cruzamentos entre bichos nascidos do mesmo sangue. E apesar de o estudo ter sido feito apenas com os mandarins, Krause disse ainda que “é provável que outros pássaros canoros também apresentem o mesmo comportamento”.

Descoberta legal, né?

Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s