Cuidando do seu bichano

Olá!

Todos já sabem que os gatinhos adoram se lamber, é como um banho para eles. Mas sabia que essa pratica pode ser perigosa?
Além de causar alergias e coceiras, se o animal estiver com pulgas e carrapatos ele pode adquirir parasitas como tênia e solitária por meio das lambidas. “Quando se lambem, os gatos acabam ingerindo pulgas ou piolhos contaminados, que morrem dentro do animal liberando a larva da tênia”, explica Vanessa Lopes, responsável técnica do laboratório veterinário Mundo Animal.
Para os gatos que ficam muito na rua, os riscos são maiores, pois eles podem trazer os parasitas para dentro de casa, assim infectando todo o ambiente interno e também outros animais que podem viver na mesma casa. E já que esses parasitas não são visiveis, é sempre bom ficar atento e levar o animal para consultas periodicas ao veterinário, que pode examinar o animal e checar se está tudo bem.
A veterinária do laboratório Mundo Animal alerta que a melhor forma de prevenção é o controle ambiental. “É indicado que se faça a limpeza do ambiente com produtos específicos para combater os ectoparasitas presentes no local em que animal e dono habitam”, diz . Produtos à base da substância deltametrina e permetrina são os mais eficientes para este caso. “Mas é sempre importante tomar cuidado porque os felinos são bastante sensíveis a piretróides, compostos químicos presentes nos inseticidas. Então o recomendado é retirá-los do local, limpar o ambiente, esperar secar bem e, só então, trazê-los de volta” detalha.
Caso seu gato já tenha contraído pulgas e carrapatos, é aconselhavel o tratamento com alguma medicação indicada pelo veterinário, que levará em conta as características do animal.
A seguir, alguns produtos da Mundo Animal que podem ajudar no combate a esses parasitas:
Pulgoff Talco Antipulgas
Ectoparasiticidas indicado para controlar pulgas de cães e gatos. Auxilia na higiene, retirando o excesso de oleosidade com um pente exclusivo da marca que permite espalhar o produto na pelagem. Pode ser aplicado semanalmente no corpo do animal ou no ambiente uma ou mais vezes por semana.
           
Pulgoff Ambiente
Combate e repele pulgas e carrapatos através de uma combinação de dois princípios ativos – Piriproxifen e D-fenotrina. Pulgoff Ambiente proporciona uma rápida diminuição do número de ectoparasitas nos locais onde cães e gatos habitam.

Mectal Pasta Gatos

Vermífugo de amplo espectro palatável, em pasta, indicado para gatos e de fácil administração. Eficaz na eliminação de nematódeos e cestódeos que parasitam os felinos. É de uso oral e pode ser misturado ao alimento. Pode ser administrado em gatos com idade superior a 6 semanas de idade.
E você, como previne e trata seu gatinho de pulgas e carrapatos?
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Linha Good Care

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s