>Gato gosta de tomar banho: mitos e verdades sobre a higiene dos felinos

>

 O banho de língua é apenas uma das partes do processo para manter os gatos limpos e saudáveis. Banhos periódicos e com produtos específicos, tosa higiênica ou verão, escovação e outros cuidados especiais também devem fazer parte da rotina dos felinos

Engana-se quem imagina que o hábito tão comum entre os bichanos de passar horas se lambendo é suficiente para manter em dia a higiene do animal. Ligado à proteção do animal na natureza, o banho de língua é apenas um dos itens da lista de cuidados necessários para manter os pets limpos e saudáveis. “Gatos são extremamente limpos, mas existem muitos mitos ligados à sua higienização”, frisa Cecy Passos, consultora e gestora dos produtos da linha Cat&Co, especialmente desenvolvida para os felinos pelo laboratório veterinário Mundo Animal.

O principal mito ligado ao gatos é de que os banhos com água, shampoo e  condicionador são dispensáveis. “Algumas pessoas ainda insistem em conceitos ultrapassados e paradigmas da criação e convivência com os felinos precisam ser quebrados. O gato deve tomar banho sim, pois sua língua retira uma parte da sujeira e não é anti-bactericida”, alerta Cecy. “Além do mais, ninguém quer um mascote sujinho em casa ou apartamento, muito menos na cama ou sofá”.

De acordo com a especialista, outra ideia equivocada que se tem é a de que os gatos têm medo de água. “Quem convive com os gatos sabe que eles adoram água corrente. É muito comum vê-los brincando com as patinhas e até mesmo lambendo água de uma torneira”, conta Cecy. Na verdade, o animal foge do banho porque não foi condicionado a esse cuidado desde pequeno. Também é comum que o animal fique arisco quando o procedimento é realizado por um profissional não especializado. “O que o gato não gosta é de um profissional de estética que não os entende, não tem informações sobre produtos específicos para suas particularidades e não entende sua linguagem corporal”, aponta. “A maioria dos profissionais tem mais intimidade e está mais habituado aos cuidados com os cães, mas hoje temos cursos e treinamentos tanto para o proprietário do gato quanto para os lojistas, colaboradores, veterinários, esteticistas e banhistas”.

Segredos de um banho eficiente

Cecy, que frequentemente realiza workshops e palestras sobre o tema, explica que o passo a passo do banho é bastante simples. “Quando acostumados e condicionados desde pequenos os gatos adoram o banho. Utilizar produtos que respeitam as particularidades da espécie e de cada uma das raças é fundamental”, ensina. “Ter um gato é algo muito especial, é preciso se informar e também buscar profissionais que realmente conheçam a linguagem desse companheiro tão exigente”, pontua a consultora.

Para não errar, o proprietário pode seguir as dicas da especialista. O primeiro passo é retirar a sujeira presente na pelagem do animal. “Para isso deve-se usar um shampoo pré-lavagem que abre as escamas do pelo”, ensina. Em seguida, o ideal é utilizar um produto específico para o tipo de pelo. “Gatos com pelagem clara devem usar um shampoo tonalizante para pelos brancos. Os de pelagem oleosa também precisam de um shampoo específico redutor de oleosidade. Também existem produtos para dar um volume extra e realçar ainda mais a beleza da pelagem. Quem tem em casa gatos filhotes ou que tomam banho com frequência deve optar por um produto neutro e hipoalergênico”.

Ao finalizar a lavagem, o ideal é utilizar um condicionador com queratina. “O proprietário deve utilizar uma quantidade pequena do produto”, dá a dica. “A queratina é importante para fechar as escamas do pelo, que foram abertas para retirar a sujeira”.

Para felinos que não gostam do barulho do secador a dica é escolher um dia de sol para o banho. “O proprietário deve secar o animal com uma toalha e finalizar ao ar livre”, sugere. Atualmente, já existe no mercado um secador e soprador com o menor ruído, que é utilizado nos melhores centros estéticos com profissionais especializados e gatos. “É importante também proteger o gato com um protetor solar especifico para a espécie”, alerta. “Passe o produto nas pontas das orelhas, coxins, genital e no nariz”.

No caso os banhos no pet shop, a consultora recomenda buscar informações sobre o profissional responsável pelo serviço e checar sua especialização. “É preciso conhecer o esteticista e saber se ele tem curso e é certificado para banho de gato”, diz. “O serviço precisa ser diferenciado e o ideal é trocar informações com o profissional sobre a rotina e o comportamento do gato.”

Banho a seco


Para os gatos que não foram condicionados desde pequenos ao contato com a água, filhotes antes do ciclo das vacinas, animais idosos ou que estão se recuperando de uma cirurgia, o ideal é o banho a seco. “Devemos fazer o banho a seco com produtos direcionados para gatos. Eles detestam barulho e spray, por isso a melhor apresentação neste caso são os produtos em mousse”, explica Cecy.  Parte da linha de produtos lançada este ano pelo laboratório veterinário Mundo Animal, o Banho a Seco em Mousse Cat&Co ajuda os proprietários na tarefa de retirar e prevenir a formação dos nós. Com pH adequado e uma formulação hipoalergênica, que não agride ou causa irritações na pele dos gatos, o produto facilita a escovação, promove a limpeza e deixa o pelo brilhante, macio e volumoso.

Os gatos de pelagem curta devem tomar banho a cada quinze dias e serem escovados com mousse banho a seco semanalmente. “O proprietários devem procurar uma rasqueadeira com cerdas sempre macias. Após a escovação dê um prêmio pra ele”, ensina. Gatos com pelagem semi-longa e longa precisam ser escovados com mousse banho a seco pelo menos a cada dois dias. “O proprietário deve dar preferência aos pentes de aço com cerdas longas e largas ou escova com pinos de aço sem bolinhas nas pontas”, diz Cecy.

Mundo Animal traz linha Cat&Co especial para felinos

O laboratório veterinário Mundo Animal desenvolveu uma linha de produtos super premium de alto padrão especial para os gatos. A Cat&Co traz diversas soluções formuladas com pH adequado e componentes hipoalergênicos que não agridem a pele ou pelagem do gato, além de possuírem uma fragrância suave e duradoura.

A Cat&Co possui cinco opções de shampoos – Shampoo Pré-lavagem, Shampoo Tonalizante Pelos Brancos, Shampoo Redutor de Oleosidade, Shampoo Extra Volume e Shampoo Neutro. No total são 13 itens, incluindo o Condicionador Cat&Co, Banho a Seco em Mousse Cat&Co, Removedor de Manchas e Odores, Catnip Cat&Co – erva que alivia o estresse e estimula a diversão dos gatos – e Malt Paste Cat&Co – suplemento alimentar que ajuda na eliminação de bolas de pelos.

Para dar um toque especial ao processo de higienização, a empresa disponibiliza também as Colônias em Mousse Cat&Co em três fragrâncias: masculina, feminina e baby. “Os aromas foram desenvolvidos especialmente para os gatos e não causam alergia ou outros tipos de problema”, ressalta a consultora.

SERVIÇO: MUNDO ANIMAL
http://www.mundoanimal.vet.br
SAC: 0800 772 25 23

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s